Escolha uma Página

A lipoaspiração, sem dúvida, é um procedimento cirúrgico muito popular no Brasil, sendo, inclusive, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no país. Ideal para quem procura eliminar acúmulo de gordura em determinadas localidades do corpo, a lipoaspiração é uma excelente aliada para o contorno corporal desejado. 

Com o avanço da medicina e o aprimoramento das técnicas de eliminação de gordura localizada, hoje em dia os pacientes podem optar por outros métodos de lipoaspiração, como a lipo MD, em que os resultados são diferentes, atendendo a objetivos distintos, desde que o perfil do paciente esteja em conformidade com os critérios exigidos por cada tipo de procedimento. 

Quer conhecer mais detalhes sobre as diferenças entre a lipoaspiração tradicional e a lipoaspiração MD? Neste artigo, o Dr. Charles Berres vai esclarecer tudo sobre os procedimentos cirúrgicos. Assim, você vai poder compreender qual é a técnica mais indicada para os seus objetivos. Confira! 

Lipoaspiração

A lipoaspiração tradicional é um procedimento cirúrgico muito realizado no Brasil desde os anos 1980. Diferentemente do que muitos acreditam, a cirurgia plástica não tem como objetivo o emagrecimento, mas, sim, oferecer um contorno corporal mais harmônico a partir da retirada de gordura localizada. 

A técnica é um recurso para pacientes que estão próximos ao peso ideal e que têm uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. A lipoaspiração, portanto, faz um delineamento corporal, retirando as indesejadas “gordurinhas” de várias regiões, como abdômen, coxas, braços, flancos, costas, entre outras. 

O pós-operatório da lipoaspiração é muito tranquilo, porém exige uma série de cuidados especiais do paciente. É necessário repouso nos primeiros dias, alimentação equilibrada, hidratação e evitar a exposição à luz solar. Além disso, é indicado o uso da cinta modeladora, sobretudo nos primeiros 30 dias de recuperação, e também sessões de drenagem linfática ou fisioterapia, o que vai depender da recomendação do médico-cirurgião. 

Leia: 5 fatos que você precisa saber sobre a lipoaspiração

Lipoaspiração MD

A lipoaspiração MD é uma técnica derivada da tradicional e oferece resultados diferentes aos pacientes. O “MD” do nome significa média definição, ou seja, o procedimento cirúrgico, além de retirar alguns níveis de gordura localizada, tem como objetivo a definição muscular de determinadas partes do corpo, como, por exemplo, o abdômen. 

Essa técnica de lipoaspiração é indicada para pacientes com boa condição física, mas que, por uma série de motivos, não conseguem atingir um nível de definição adequado à sua estrutura corporal. Por isso, a lipoaspiração MD vai trazer um aspecto de definição natural à musculatura do paciente, melhorando a aparência dos músculos. 

Ao contrário da lipoaspiração tradicional, a lipo MD retira tecido adiposo de determinadas regiões do corpo, mas não totalmente. A técnica consiste em deixar níveis de gordura em locais definidos pelo cirurgião, a fim de realçar o volume da musculatura, criando o aspecto de definição. 

Assim como a lipoaspiração tradicional, a técnica de lipo MD tem um pós-operatório tranquilo. Basicamente, o paciente vai precisar ter os mesmos cuidados durante a recuperação: alimentação balanceada, hidratação constante, repouso nos primeiros dias, evitar exposição solar, uso de cinta modeladora e sessões de drenagem linfática ou de fisioterapia. 

Resultados diferentes

Como vimos, embora tenham nomes semelhantes, as duas técnicas apresentam resultados bem diferentes. Enquanto a lipoaspiração tradicional tem como objetivo a retirada de gordura indesejada, a lipo MD visa à definição muscular de médio porte, a fim de dar um realce natural a uma musculatura com volume já desenvolvido. Assim, a técnica mais indicada para você vai depender de uma série de fatores e de objetivos pessoais. 

Qual é o seu objetivo?


Além de definir qual é o seu objetivo com o procedimento cirúrgico, deve haver um diálogo com o médico-cirurgião para esclarecer todas as eventuais dúvidas em relação às cirurgias plásticas. Isso porque você pode querer um tipo de procedimento que não se encaixa ao seu perfil, ou seja, a cirurgia pode trazer resultados insuficientes ou até mesmo indesejáveis. 

É necessário, portanto, traçar os seus objetivos junto ao médico-cirurgião para que ele possa analisar o seu caso em detalhes. Afinal, uma cirurgia plástica como a lipoaspiração é um procedimento altamente individualizado, exigindo do profissional da saúde muito empenho para atingir resultados harmônicos e naturais. 

Quer saber mais sobre a lipoaspiração e a lipo MD? Agende uma consulta com o Dr. Charles Berres clicando aqui. Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o nosso blog e nos siga no Instagram




Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram