Escolha uma Página

A cirurgia plástica não está apenas associada a questões estéticas. Um procedimento cirúrgico, dependendo do caso, vai melhorar a funcionalidade do corpo, corrigindo alguma anormalidade, o que, claro, também vai refletir na autoconfiança e na autoestima dos pacientes. 

Existem dois principais tipos de cirurgias plásticas: a estética e a reparadora. Elas têm objetivos diferentes, porém possuem muitas semelhanças. Quer saber mais sobre esses dois tipos de procedimentos cirúrgicos? Neste post, o Dr. Charles Berres vai apresentar detalhadamente tudo sobre a cirurgia plástica estética e a reparadora. Confira!

Cirurgia plástica estética

Em geral, as cirurgias plásticas são mais relacionadas a reparações de natureza estética. Mas, afinal, o que é um procedimento cirúrgico puramente estético? Bom, esse tipo de operação tem como foco melhorar a aparência de uma determinada região do corpo, o que, sem dúvida, acarreta mais autoestima e mais qualidade de vida para os pacientes. 

Na área da cirurgia plástica, felizmente, existem inúmeras opções de procedimentos cirúrgicos com objetivo estético, como a mamoplastia de aumento (implante de próteses de silicone nas mamas), a lipoaspiração, a abdominoplastia, a blefaroplastia, a rinoplastia, a otoplastia, entre vários outros. 

Cirurgia plástica reparadora

Por outro lado, a cirurgia plástica reparadora tem como finalidade reparar um problema de ordem funcional, isto é, restabelecer a funcionalidade de um membro do corpo ou alguma outra região específica, melhorando tanto os aspectos práticos de mobilidade quanto as perspectivas em relação à autoestima e à autoconfiança. 

Dentro da esfera da cirurgia plástica reparadora, existem vários tipos de procedimentos cirúrgicos responsáveis por trazer mais qualidade de vida para os pacientes. Cirurgias, por exemplo, relacionadas a traumas, ao crescimento anormal de determinadas partes do corpo e a problemas congênitos, como lábio leporino, além dos procedimentos que visam reparar danos causados por tumores, como a reconstrução mamária, integram o quadro.

A procura dos pacientes

Um médico-cirurgião, claro, pode realizar ambos os tipos de cirurgias plásticas, o que vai depender do que o paciente procura no consultório. Um procedimento cirúrgico, seja ele puramente estético ou de caráter reparador, modifica muitos aspectos além da aparência, alterando, em muitos casos, questões emocionais do paciente. 

Por isso, é muito importante conversar bastante com o seu médico, a fim de entender toda a transformação que a cirurgia plástica pode causar no corpo, na rotina e na vida. Além disso, é essencial tratar sobre as expectativas em relação ao procedimento para evitar qualquer desejo irreal em relação aos resultados da cirurgia. 

Procure um profissional especializado

As cirurgias plásticas estéticas e reparadoras precisam ser feitas por profissionais da área da saúde gabaritados e experientes. Procure o nome do seu médico-cirurgião no portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a fim de garantir a qualificação do médico para realizar a sua operação. 

Além disso, fique atento ao local da sua cirurgia plástica. A realização de um procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, requer um lugar adequado, isto é, um hospital com salas de cirurgia bem equipadas, salas de recuperação e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Isso porque qualquer cirurgia possui riscos! Por isso, existe a necessidade de um local que ofereça o máximo de segurança.

Embora tenham objetivos distintos, as cirurgias reparadoras e as estéticas trazem mais qualidade de vida e autoestima para os pacientes. Portanto, faça um planejamento adequado, consulte um profissional experiente e siga todas as recomendações médicas para obter os melhores resultados com a sua cirurgia plástica. 

Quer esclarecer mais dúvidas? Agende uma consulta com o Dr. Charles Berres clicando aqui. Fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida. Acompanhe o blog do Dr. Charles clicando aqui.


Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram