Escolha uma Página

Em geral, quando a paciente vai em busca de um procedimento cirúrgico estético, ela vai acompanhada de muitas dúvidas — normal. Além dos questionamentos em relação aos tipos de cirurgia, às técnicas e ao pós-operatório, também é muito comum dúvidas acerca da melhor época do ano para operar. Da parte técnica, não há nenhuma objeção a respeito de qual período é mais adequado, porém, algumas dicas são fundamentais para o conforto e bem-estar da paciente.

Por isso, neste post, o Dr. Charles Berres vai esclarecer as suas dúvidas sobre qual é a melhor época do ano para fazer uma cirurgia. Vamos conferir!?

Melhores meses

Embora a habilidade do cirurgião plástico não seja alterada pelo período, existem meses em que o pós-operatório pode ser mais adequados à paciente. Estações como o outono e a primavera, por exemplo, oferecem meses mais amenos em relação àtemperatura — nem tão quente como no verão, nem tão frio como no inverno. Por isso, para evitar os obstáculos causados pelos extremos, é mais cômodo à recuperação da paciente realizar um procedimento cirúrgico entre março e junho, ou entre setembro e dezembro.

Vale ressaltar que a segurança e a técnica não são alteradas, independentemente do mês escolhido para a cirurgia. O que irá mudar, de acordo com o período do ano, é o conforto da paciente após o procedimento. Além disso, outro fator que pode conduzir a escolha do melhor mês para uma cirurgia plástica é o momento do ano ideal para o seu caso, por exemplo, o período de férias do trabalho, dos estudos ou férias dos filhos, época em que há maior possibilidade de repousar com mais eficiência. 

É interessante conversar com seu médico sobre essas questões, pois assim você garante uma ótima recuperação, com rapidez e segurança.

Condições

Para acertar a melhor época, você também deverá conversar com o médico cirurgião responsável pelo seu caso sobre suas condições de saúde. O estado físico e mental da paciente é fundamental para a realização de uma cirurgia. Por isso, faça todos os exames que o profissional exigir e dialogue sobre as questões psicológicas atribuídas às mudanças do corpo, principalmente se o procedimento cirúrgico fizer alterações significativas.

A partir disso, seu médico irá avaliar as suas condições e discutir com mais propriedade sobre qual mês é o mais indicado para a sua cirurgia. Durante as primeiras consultas, portanto, é importante você esclarecer ponto a ponto com o cirurgião, a fim de realizar o procedimento com cautela e segurança.

Planejamento

Dependendo do tipo de cirurgia plástica que você quer realizar, é necessário entender o período de recuperação para poder fazer um bom planejamento. O pós-operatório de cada cirurgia é diferente e, principalmente, varia o tempo na duração. Por isso, é preciso que você esteja atenta e bem informada pelo seu médico.

É interessante planejar uma cirurgia maior durante um período em que você terá como se recuperar com tranquilidade. O período de férias, como já mencionamos, é muito utilizado pelas pacientes, por não ter preocupações com o trabalho, não precisar sair de casa e ter a possibilidade de descansar, seguindo todas as recomendações do médico.

Cada caso é um caso, ou seja, vários fatores vão influenciar a tomada de decisão em relação à época mais adequada para a sua cirurgia plástica. Analise o mês em que você terá menos tarefas para fazer, planeje o período de recuperação e, principalmente, tire todas as suas dúvidas com o médico cirurgião. Você pode esclarecer mais questões com o Dr. Charles Berres, sócio-diretor do Blanc Hospital, hospital pioneiro em Porto Alegre — o primeiro especializado em cirurgias do sul do país. Saiba mais entrando em contato com a clínica do Dr. Charles Berres.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais no nosso blog.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram