Escolha uma Página

Não existe contraindicação para a realização de uma cirurgia plástica em qualquer estação do ano, ou seja, é possível fazer um procedimento cirúrgico tanto nos meses mais quentes quanto nos períodos mais frios. No entanto, durante o inverno, o pós-operatório de uma cirurgia pode ser mais confortável.

Isso porque as temperaturas mais baixas contribuem para uma série de fatores positivos para a recuperação dos pacientes, como diminuição do inchaço pós-operatório, menos exposição ao sol e mais tranquilidade para ficar o tempo necessário em repouso.

Quer conhecer as vantagens de realizar um procedimento cirúrgico durante o inverno? Neste artigo, o Dr. Charles Berres vai explicar com mais detalhes os principais benefícios de fazer uma cirurgia plástica nesse período. Confira!

Período de férias

Uma das principais vantagens para o paciente realizar uma cirurgia plástica durante os meses de inverno tem relação com a tranquilidade desse período. Isso porque, geralmente, é o momento em que muitas pessoas tiram férias, o que facilita na hora de ficar em repouso em casa, na medida em que diminuem as tarefas da rotina. 

Em geral, no inverno, é comum que os pacientes tirem alguns dias longe do trabalho ou da faculdade, o que traz muitos benefícios para a recuperação. Por isso, esse período é tão procurado para a realização de procedimentos cirúrgicos.

Menos inchaço

Outro fator que favorece a realização de cirurgias plásticas durante o inverno envolve a questão do inchaço pós-operatório. Todo procedimento cirúrgico tem a possibilidade de inchar devido aos traumas causados pelas incisões. Quando as temperaturas estão mais baixas, o inchaço tende a ser menor. 

Um dos motivos é justamente o frio. As baixas temperaturas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que diminua a intensidade do inchaço. Consequentemente, o pós-operatório pode ser mais confortável e menos dolorido para o paciente. 

Menos exposição ao sol

A exposição aos raios solares desencadeia uma série de prejuízos para os pacientes que estão em processo de recuperação de uma cirurgia plástica. Além de prejudicar a cicatrização, pigmentando a região do novo tecido, a luz solar pode provocar mais inchaço durante o pós-operatório.

Por isso, realizar um procedimento cirúrgico durante o inverno é mais tranquilo em relação aos problemas gerados pela exposição solar. Além da menor incidência de luz do sol nos meses de frio, o corpo fica protegido com o número maior de roupas, não expondo a cicatriz da cirurgia plástica.

Recuperação plena até o verão

Nos meses mais quentes de verão, as pessoas ficam mais expostas ao sol e também expõem mais o corpo, seja na praia ou na piscina. Uma das vantagens de realizar um procedimento cirúrgico durante o inverno é justamente estar totalmente recuperado nos meses em que se mostra mais o corpo.

Embora a grande maioria das cirurgias plásticas tenha um tempo médio de 21 a 30 dias de recuperação, é só a partir de alguns meses que os resultados aparecem completamente. Por isso, para poder aproveitar melhor o período de férias de verão na beira da praia ou na borda da piscina, é mais recomendado fazer um procedimento cirúrgico nos meses de inverno.

Essas são algumas das principais vantagens de realizar uma cirurgia plástica no inverno. No entanto, vale ressaltar: um procedimento cirúrgico pode ser feito em qualquer época do ano, de acordo com a disponibilidade e o desejo do paciente. Os benefícios de fazer uma operação nos meses mais frios estão relacionados diretamente ao pós-operatório e não às questões técnicas das cirurgias plásticas.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, cirurgia plástica e qualidade de vida? Acompanhe o blog do Dr. Charles Berres clicando aqui!



Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram