Escolha uma Página

A prática de exercícios físicos é recomendada em qualquer fase da vida, principalmente pelos diversos benefícios que traz para a saúde física e mental. Quando aliada a procedimentos estéticos, ela potencializa os resultados, otimizando os efeitos das cirurgias. No período pós-operatório, a realização de atividades físicas também é recomendada, desde que respeitado o tempo de repouso adequado de cada procedimento específico. 

É importante lembrar que os exercícios físicos devem ser incorporados à rotina, mesmo antes da cirurgia, pois eles melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, facilitam a cicatrização, reduzem o risco de complicações cirúrgicas e aceleram a recuperação pós-operatória. Pensando nisso, o Dr. Charles Berres traz, neste blogpost, alguns cuidados importantes na hora de retomar os exercícios físicos. Acompanhe!

1. Respeite o tempo de repouso

Para que os resultados sejam alcançados no pós-operatório é preciso respeitar o tempo de repouso estipulado, que varia de acordo com a cirurgia realizada e com as condições orgânicas do paciente. Após a cirurgia plástica, é fundamental que o paciente não retome os exercícios por conta própria, mas observando as recomendações do cirurgião e com acompanhamento constante de um profissional da educação física

De maneira geral, para procedimentos como blefaroplastia, lipoaspiração, lipoescultura e ninfoplastia são recomendados 15 dias de pausa. Para rinoplastia e mamoplastia de aumento são recomendados 30 dias de pausa. Já para procedimentos como abdominoplastia e próteses mamárias e glúteas a indicação é de 60 dias de repouso.  

2. Comece com exercícios leves

Para retomar a sua rotina, o ideal é começar com exercícios leves. Que tal uma caminhada? Para uma retomada gradual, separe 30 minutos para a realização desse exercício que melhora a circulação, prevenindo doenças cardiovasculares e crônicas, além de tonificar os músculos e melhorar a qualidade do sono. Outra contribuição é a prevenção da flacidez muscular, pois, ao melhorar a circulação sanguínea da pele, proporciona maior elasticidade.

Uma outra sugestão é a retomada da musculação leve com pouca carga ou menos séries repetitivas. Ela auxilia enormemente na definição muscular, contribuindo principalmente para os melhores resultados em cirurgias de contorno corporal, como a lipoaspiração e a lipoescultura. Treinos funcionais, que são feitos com o próprio peso do corpo, também são recomendados, desde que os pontos já tenham sido retirados e a cicatrização esteja em estágio avançado. 

3. Foco no resultado

É importante sempre lembrar de que a cirurgia plástica não tem efeitos milagrosos, caso não esteja associada a um plano integral de saúde, que inclui exercícios físicos e alimentação saudável equilibrada. Além disso, o procedimento cirúrgico para alcançar os resultados desejados faz parte de um conjunto de três momentos: pré-operatório, operatório e pós-operatório. Portanto, comprometa-se com a sua saúde e bem-estar respeitando cada uma dessas fases, contribuindo, assim, para a manutenção do resultado cirúrgico.

Gostou das dicas do Dr. Charles? Continue acompanhando o blog e saiba tudo sobre o mundo da cirurgia plástica. Para outras informações, visite o site do Dr. Charles Berres

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram