Escolha uma Página

É muito comum, após a gestação, as mulheres procurarem um médico para realizar um procedimento cirúrgico. Em geral, a busca concentra-se essencialmente na correção de determinadas regiões, como o abdômen e as mamas, áreas que são afetadas em diversos graus durante todo o período da gravidez. 

Por isso, muitas dúvidas surgem em torno dessa temática. Afinal, a gestação é um processo que modifica o corpo da mulher, o que demanda alguns cuidados especiais antes da realização de qualquer procedimento cirúrgico. 

Você gostaria de esclarecer todas as suas dúvidas em relação à realização de cirurgias plásticas no pós-parto? Neste artigo, o Dr. Charles Berres vai responder as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Acompanhe! 

Quais são as cirurgias mais solicitadas no pós-parto?

Como abordamos no início do post, as cirurgias mais procuradas pelas mulheres após o parto são na região abdominal e nas mamas. Isso porque são, sem dúvida, os lugares em que ocorrem as maiores modificações no corpo feminino após todo o processo de gravidez e de amamentação. 

O Dr. Charles Berres explica com mais detalhes: “Após a gestação, as cirurgias mais solicitadas são a lipoaspiração, eventualmente a abdominoplastia (quando há a necessidade de também retirar pele e corrigir a diástase dos músculos abdominais) e a cirurgia das mamas, seja para elevá-las ou para apenas aumentar o volume, colocando próteses mamárias de silicone”, revela. 

Existe diferença de tempo no pós-parto?

Sim, existem diferenças. Segundo esclarecimento do Dr. Charles Berres, geralmente após a gestação e a alegria de ter o bebê em casa, o útero demora aproximadamente 6 meses para ter a involução completa. Por isso, para realizar uma cirurgia plástica na região abdominal, o ideal é a paciente esperar esse tempo, a fim de analisar o que realmente precisa ser feito. 

Ou seja, às vezes, uma simples lipoaspiração pode corrigir o problema de excesso de gordura indesejada, mas, em outros casos, é necessária uma cirurgia plástica um pouco mais complexa, como a miniabdominoplastia ou a abdominoplastia completa. 

Já no caso da cirurgia das mamas, geralmente as mães querem amamentar os seus filhos. No entanto, para realizar um procedimento na região mamária, é preciso que a paciente pare a amamentação por pelo menos 30 dias antes da cirurgia”, explica o médico-cirurgião.

Após esse período, conforme orientação do Dr. Charles Berres, é possível realizar tanto a mastopexia, que é a elevação das mamas, ou apenas a colocação de próteses de silicone para corrigir a perda de volume que eventualmente a paciente teve durante a gestação. 

A mulher pode amamentar com prótese mamária?

De acordo com o Dr. Charles, na maioria das vezes, a simples colocação de prótese mamária não interfere na amamentação. No entanto, nenhum médico-cirurgião pode dar garantia de que a paciente vai poder amamentar, porque, mesmo sem a colocação da prótese, não há como saber se a mãe vai conseguir amamentar ou não. 

Em relação a casos de mulheres que podem amamentar, vale ressaltar: a colocação das próteses, em geral, não interfere no processo de amamentação.

Qual é a validade de uma prótese mamária?

O Dr. Charles Berres conta que, até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que as pacientes deveriam trocar as próteses mamárias a cada dez anos. No entanto, com a evolução da medicina e dos materiais utilizados na prótese, não existe mais essa necessidade atualmente. 

As próteses, hoje em dia, são feitas com  gel coesivo, trazendo mais segurança para as pacientes, pois, caso rompam na mama, elas não vão causar vazamentos. Por isso, não há mais a necessidade da troca a cada dez anos. O que é preciso, claro, é um acompanhamento médico. Se não houver uma ruptura ou uma contratura capsular, você pode continuar com as suas próteses por 20, 30 ou até 40 anos”, esclarece o Dr. Charles

Quer esclarecer mais dúvidas sobre cirurgia plástica pós-parto? Agende uma consulta com o Dr. Charles Berres clicando aqui. Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre procedimentos cirúrgicos, saúde e bem-estar? Acompanhe o nosso blog e nos siga no Instagram!


Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram